22

Eu fiz o churrasco assado na panela de pressão, minha opinião e um aviso

Eu não sou um profissional no assunto, o Júnior sabe fazer um prato perfeito, de qualquer forma me aventurei na cozinha. O churrasco tradicional, na brasa, eu tenho costume de fazer, claro, não suculento como o do Becher, mas sai uma carne legal também. Quanto ao churrasco na panela de pressão segundo Ana Maria, fiz, e comento aqui minha opinião, e não morri.

Explico o “não morri”. Em um site que repassou a receita, as pessoas entraram, e deixaram comentários dizendo que a panela quase explodiu, salvos pela válvula de segurança, e a maioria não gostou, por ter ficado com gosto apenas de carne cozida ou por ter ficado com cheiro de queimado ou fumaça. (não postei o endereço do site citado, pois não tem nome de quem escreve, não tem contato, não tem twitter nem facebook, simplesmente, nada).

No final de semana resolvi experimentar fazer o tal churrasco na pressão. Geralmente na pressão lá em casa é só minha esposa que faz querendo que eu asse um pedaço de carne. Fui fazer, coloquei o carvão embrulhado, a carne com sal grosso sobre o embrulho e linguiça, pressão na panela, quando chiou marquei 20 minutinhos, e pronto! Churrasco saindo rápido, e não explodiu, mas já ouvi comentários dizendo que tiveram problemas, por isso um certo cuidado é sempre bom.

Antes de saber minha opinião, veja o que Dani Willig, que também fez a receita, usando frango, e tem boas fotos também, o que eu não fiz desta vez.

Segue abaixo a receita da carne assada na panela de pressão com carvão e tudo.

ingredientes

carvão vegetal (+/- 6 pedaços)
ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim)
4 gomos de lingüiça
3 sobrecoxas de frango
sal grosso ou o tempero seco que preferir
4 espetinhos que desejar (coração de frango, batata calabresa, cebola em cubos grandes

modo de preparo

1º – Pegue carvão vegetal (+/- 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel alumínio, bem fechado. Coloque este embrulho no fundo de uma panela de pressão (4,5 litros).
Para um churrasco completo:

2º – Sobre este papel alumínio coloque:

ao redor da panela (encostando na lateral) 4 gomos de lingüiça, no centro do papel alumínio coloque 3 sobrecoxas de frango, temperadas com sal grosso ou o tempero que preferir. 3º – Ligue o fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 20 minutos após pegar pressão.

4º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as lingüiças.
Deixe as sobrecoxas, encoste-as na lateral da panela e coloque os espetinhos que desejar

1 espetinho de coração de frango
1 espetinho de batata calabresa
1 espetinho de cebola em cubos grandes 5º – Volte a panela ao fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 15 minutos após pegar pressão.

6º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

7º – Coloque sobre o papel alumínio 500 g de picanha (ou maminha ou contra-filé) temperada com sal grosso, volte a panela ao fogo BAIXO, feche e conte 20 minutos após pegar pressão.

8º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a, retire a carne.
DICAS

Após fazer este churrasco, resfrie a panela para repetir o churrasco.
Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas. Dê este descanso.
Nunca use a panela de pressão em fogo alto.

Dito isso, sem mais delongas, vamos ver o resultado.

Minha opinião sobre o churrasco na panela de pressão

Realmente não foi como eu imaginava, esperava mais do churrasqueiro de plantão na pressão.

Ficou algo entre uma cozinho, e um assado, puxando mais para o cozido. No pedaço de carne tinha uma fatia pequena de gordura, e quando saiu da panela esta parte estava mole, claro cozida. Mas a carne estava suculenta, neste quesito nota dez.

Pensando na questão comodidade, falta de local para assar, falta de churrasqueira em casa, vale a pena fazer, mas cuidado com a questão de segurança. Estourar a panela, aqui em casa não aconteceu nada disso, mesmo assim, cuidado.

Arquivado em:Alimentos & Bebidas Tags: , , , ,

Obter atualizações

Compartilhe este Post

Related Posts

22 Comentários to "Eu fiz o churrasco assado na panela de pressão, minha opinião e um aviso"

  1. antonio flavio says:

    nao facam perigossimo. tentei fazer hoje (22/05/2011) e a panela quase explodiu. fiz a receita igual a dela e a valvula de seguranca voou e quase estourou a panela. a panela que ela faz é bem diferente da nossa do dia a dia. cuidado. vou mandar até uma mensagem para globo

  2. Lúcia says:

    Eu não gostei… fiz conforme a receita. NÃO PARECE NEM UM POUCO COM CHURRASCO. Me arrependi.

  3. ilzete says:

    Fiz o churrasco, aqui em casa foi um sucesso. Não tive problemas com a panela e a carne ficou saborosissima, minha familia adorou. Vou repetir a dose com certeza.

  4. Akemi says:

    Acabei de postar a minha versão de churrasco na pressão no meu blog mas concordo com vc, ficou mais para uma carne cozida. Precisei colocar uns minutos no forno elétrico para dar uma corzinha melhor antes de servir. Apesar disso, a carne ficou bem macia e saborosa e o carvão serviu mais não deixar a carne em contato com a gordura que se acumulou no fundo da panela. Fiz com o fogo baixo, conforme o conselho do site e deu certinho. Com o fogo baixo demora bastante mesmo até começar a pressão mas quando abri a panela me espantei com a quantidade de líquido que havia formado. Como a Ilzete aí em cima, vou repetir outras vezes porque não dá quase trabalho nenhum pra fazer. Abcs!

  5. JANE CARROCINI says:

    Fiz a receita ontem dia 04/09/2012, realmente o gosto não é de churrasco a carne nem fica parecendo…O que realmente fica que a carne fica macia e ao mesmo tempo com gosto de cozida a linguiça coloquei uma outra panela que tenho pra ficar mais moreninho, pois não gosto de linguiça branca…Em relação a panela não aconteceu nada!!!!

  6. paulo says:

    eu fiz ja umas 10 vezes e nao aconteceu nada….pelo contrario ficou muito bom!!!!
    essa e uma otyma ideia….parabens!!!

  7. Adão says:

    Também tentei fazer o churrasco na panela de pressão e a panela quase explodiu, ficou parecendo uma bola, estufada para fora nas bordas de cima e na parte de baixo, estragou minha panela e corri risco de vida.

    • Silvano says:

      Sim Adão, comentei sobre isso, realmente existe relatos deste tipo de acontecimento, por isso até foi recomendado ao programa revisar os tempos ou algo que esteja causando isso.

  8. anamaria says:

    Acabei de procurar a receita para fazer, mas vim parar aqui…Meu Deus é meu amigo!!! Vou analisar o tamanho da m/panela em relação a quantidade de carne que vou colocar. Em lugar do sal grosso, vou temperar com Shoyo que já contém sal e certamente emprestara uma corzinha ao cozido ou churrasco. Valeram os alertas…Obrigada

  9. Alexandra Barreto says:

    Gente!!!! Que decepção!!! Minha carne desmanchou….ficou cheia de óleo que soltou dela e da toscana… churrasco????!!!!
    Não é mesmo!!!

  10. Rosangela says:

    Fiz o churrasco de pressão, por ter colocado um pedaço razoavelmente grande na panela quando eu tirai e cortei, a carne estava crua no centro, então passei-a na frigideira. Adorei ficou macia, e parecendo churrasco!

  11. joel says:

    para a carne nao ficar com aquele aspecto de cozida aconselho depois de tudo colocala no forno com o dorador no ultimo por mais uns 15 minutos….para quem nao tiver dorador ,passala numa chapa ou ate mesmo na frigideira, dara um resultado totalmente diferente…lembrando q oque da o sabor no churrasco eh a fumaça q penetrou na carne..abraços.

Quer comentar algo sobre este assunto? Este é o espaço.

Enviar

© 2014 Rotativo – Blog. Todos os direitos reservados. | Contato | Política de privacidade | sobre | Mapa