Eu fiz o churrasco assado na panela de pressão, minha opinião e um aviso

Eu não sou um profissional no assunto, o Júnior sabe fazer um prato perfeito, de qualquer forma me aventurei na cozinha. O churrasco tradicional, na brasa, eu tenho costume de fazer, claro, não suculento como o do Becher, mas sai uma carne legal também. Quanto ao churrasco na panela de pressão segundo Ana Maria, fiz, e comento aqui minha opinião, e não morri.

Explico o “não morri”. Em um site que repassou a receita, as pessoas entraram, e deixaram comentários dizendo que a panela quase explodiu, salvos pela válvula de segurança, e a maioria não gostou, por ter ficado com gosto apenas de carne cozida ou por ter ficado com cheiro de queimado ou fumaça. (não postei o endereço do site citado, pois não tem nome de quem escreve, não tem contato, não tem twitter nem facebook, simplesmente, nada).

No final de semana resolvi experimentar fazer o tal churrasco na pressão. Geralmente na pressão lá em casa é só minha esposa que faz querendo que eu asse um pedaço de carne. Fui fazer, coloquei o carvão embrulhado, a carne com sal grosso sobre o embrulho e linguiça, pressão na panela, quando chiou marquei 20 minutinhos, e pronto! Churrasco saindo rápido, e não explodiu, mas já ouvi comentários dizendo que tiveram problemas, por isso um certo cuidado é sempre bom.

Antes de saber minha opinião, veja o que Dani Willig, que também fez a receita, usando frango, e tem boas fotos também, o que eu não fiz desta vez.

Segue abaixo a receita da carne assada na panela de pressão com carvão e tudo.

ingredientes

carvão vegetal (+/- 6 pedaços)
ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim)
4 gomos de lingüiça
3 sobrecoxas de frango
sal grosso ou o tempero seco que preferir
4 espetinhos que desejar (coração de frango, batata calabresa, cebola em cubos grandes

modo de preparo

1º – Pegue carvão vegetal (+/- 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel alumínio, bem fechado. Coloque este embrulho no fundo de uma panela de pressão (4,5 litros).
Para um churrasco completo:

2º – Sobre este papel alumínio coloque:

ao redor da panela (encostando na lateral) 4 gomos de lingüiça, no centro do papel alumínio coloque 3 sobrecoxas de frango, temperadas com sal grosso ou o tempero que preferir. 3º – Ligue o fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 20 minutos após pegar pressão.

4º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as lingüiças.
Deixe as sobrecoxas, encoste-as na lateral da panela e coloque os espetinhos que desejar

1 espetinho de coração de frango
1 espetinho de batata calabresa
1 espetinho de cebola em cubos grandes 5º – Volte a panela ao fogo BAIXO, feche a panela de pressão e conte 15 minutos após pegar pressão.

6º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

7º – Coloque sobre o papel alumínio 500 g de picanha (ou maminha ou contra-filé) temperada com sal grosso, volte a panela ao fogo BAIXO, feche e conte 20 minutos após pegar pressão.

8º – Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a, retire a carne.
DICAS

Após fazer este churrasco, resfrie a panela para repetir o churrasco.
Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas. Dê este descanso.
Nunca use a panela de pressão em fogo alto.

Dito isso, sem mais delongas, vamos ver o resultado.

Minha opinião sobre o churrasco na panela de pressão

Realmente não foi como eu imaginava, esperava mais do churrasqueiro de plantão na pressão.

Ficou algo entre uma cozinho, e um assado, puxando mais para o cozido. No pedaço de carne tinha uma fatia pequena de gordura, e quando saiu da panela esta parte estava mole, claro cozida. Mas a carne estava suculenta, neste quesito nota dez.

Pensando na questão comodidade, falta de local para assar, falta de churrasqueira em casa, vale a pena fazer, mas cuidado com a questão de segurança. Estourar a panela, aqui em casa não aconteceu nada disso, mesmo assim, cuidado.

25 Comments

  1. Pingback: Neto Cury
  2. antonio flavio
    • Silvano
    • Adriano
      • Silvano
    • Dona Rosa
      • Silvano
  3. Pingback: Silvano Vilela
  4. Lúcia
    • Silvano
  5. ilzete
  6. Akemi
  7. JANE CARROCINI
    • Silvano
  8. paulo
  9. Adão
    • Silvano
  10. anamaria
  11. Alexandra Barreto
  12. Rosangela
  13. joel
  14. rita de cassia
  15. ana
  16. Sammy
  17. Paulo
  18. Adja

Leave a Reply